Dicas de Nutrição

  1. Realizar de 5 a 6 refeições/dia, incluindo 2 lanches intermediários e iniciando o dia com um bom desjejum;

  2. Incluir mais frutas nas refeições, sendo 4 unidades por dia;

  3. Consumir verduras e legumes diariamente, no almoço e no jantar;

  4. Consumir uma porção de carne do tamanho da palma da mão no almoço, e uma no jantar;

  5. Evitar frituras e o consumo de alimentos gordurosos;

  6. Controlar a quantidade de açúcar, o consumo de doces, e a ingestão de bebidas prontas, adoçadas;

  7. Diminuir o consumo de sal e alimentos ricos em sódio (processados/industrializados), temperos, sopas e molhos prontos, embutidos e frios;

  8. Consumir leite e derivados desnatados (menor teor de gordura), diariamente;

  9. Incluir pelo menos uma porção de cereal integral, como: pão integral, arroz integral, aveia, granola e farelo de trigo, por dia;

  10. Consumir uma ou duas porções de leguminosas por dia, como: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja;

  11. Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;

  12. Exposição ao sol, no mínimo 20 min/dia, sem protetor solar, antes das 09h ou após às 17h;

  13. Praticar alguma atividade física, no mínimo 3 vezes por semana, sob orientação profissional. Mas, nunca sem se alimentar!

  14. Mantenha o peso e medidas saudáveis;

  15. Apreciar sua refeição com 3 sentidos: olhar, o olfato e o paladar. Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos!

Dra. Soraia Moussa

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