Broncoscopia

 

O que é?
 

 

A broncoscopia é a endoscopia das vias aéreas. Permite ver a faringe, laringe, traquéia e brônquios.

 

Para que serve? 
 

Ela permite ao médico observar o interior das vias aéreas para identificar anormalidades tais como sangramentos, tumores, inflamações ou corpos estranhos. Também é possível seu uso para obter biópsias, para coleta de materiais para estudo de bactérias, para a remoção de objetos estranhos aspirados para o pulmão por acidente dentre outros.

 

 

Baixe orientações para a broncoscopia
Como é o aparelho utilizado?
 

 

O broncofibroscópio  é um aparelho fino, da espessura aproximadamente de um lápis, composto por fibras ópticas e um mecanismo que permite que ele se curve e alcance pontos distantes da via aérea. O procedimento pode ser realizado com segurança por meio de anestesia local e um sedativo leve.

Como é feito o exame? 
 

O procedimento é ambulatorial, isto é, o paciente pode fazer o exame e após a recuperação, ir para casa. Ele é realizado em um ambiente próprio para endoscopias com recursos para monitorização do pulso e oxigenação contínuos, podendo ser realizado em sala de centro cirúrgico. O paciente permanece deitado. O médico administra um sedativo, e anestésico local por spray oral e gel nas cavidades nasais. O aparelho é introduzido preferencialmente pelo nariz ou pela boca.

Fala a verdade... dói?
 

O exame não causa dor. Mas causaria um desconforto pelo reflexo de tosse. Por isso é feita a sedação e a anestesia com borrifamento de anestésico local. Após o exame, é normal um pequeno período de observação até que diminuam os efeitos do sedativo. Recomenda-se não se alimentar no período de 1hora após o exame devido a anestesia da garganta para evitar engasgos.

O exame é perigoso? Tenho medo de endoscopia...
 

Complicações da broncofibroscopia são extremamente raras (menos de 1%) e estão relacionadas às biópsias.

O pneumotórax, ou extravasamento de ar do pulmão para dentro do tórax, pode ocorrer de forma muito rara em um tipo especial de biópsia para retirar um fragmento do tecido do meio do pulmão. Essa biópsia não é feita em todos os casos.

A ocorrência de morte relacionada a broncoscopia é extremamente rara. Em nossa experiência, em mais de 15 anos, e mais de 1500 exames realizados, nunca houve um caso.

 

O que pode acontecer após o exame?

 

Caso seja necessária a coleta de materiais, biópsias ou líquido dos brônquios, pode acontecer de se observar febre após o exame, que cederá com uso de Dipirona (Novalgina) ou Paracetamol (Tylenol).

Avise seu médico se ela for recorrente. Pode ser o sinal de uma doença.

Instituto do Tórax

Rua Frederico Straube, 512 - Vila Oliveira 

Mogi das Cruzes - SP   CEP: 08790-310

tel: (11) 4799-8317

(11) 94566-1051

©  Proudly created with Wix.com

Videobroncoscópio1