DEFORMIDADES TORÁCICAS
Tórax carinado ou “Peito de Pombo” e Tórax escavado ou “Peito de Sapateiro”
Qual a causa?
Provocam algum tipo de problema na saúde?
Não ocasionam nenhum problema na infância precoce. Crianças maiores podem reclamar de dor nas transições das costelas com o esterno, nas cartilagens costais. Alguns pacientes podem apresentar problemas cardíacos associados – o prolapso mitral – que pode ocasionar sopro e arritmias. A escoliose, curvatura lateral acentuada da coluna, pode estar associada em ¼ dos pacientes.
Qual o tratamento?
A cirurgia é a melhor opção para a correção dos defeitos da parede torácica anterior. O uso de aparelhos externos que provocam a compressão contínua do peito carinado não é efetivo: os aparelhos são utilizados por um longo período de tempo e podem provocar ulcerações da pele pela pressão.
Como é a cirurgia?
Existem duas opções de tratamento cirúrgico: a técnica convencional e a técnica por vídeo-toracoscopia com colocação de barra metálica. A técnica convencional é a única opção para o Tórax Carinado. No caso do Tórax Escavado, as duas opções são exequíveis.
Como é a técnica convencional?
Na cirurgia convencional para a correção destas deformidades, uma incisão de aproximadamente 10cm é realizada na região anterior do tórax. O pericôndrio , um fino envelope das cartilagens das costelas, é aberto anteriormente , sendo retirada a cartilagem que compõe seu conteúdo . Ele é, em seguida , reconstituído para permitir um novo posicionamento do crescimento da parede do tórax. A incisão é fechada cuidadosamente com pontos de plástica. O resultado final esperado é de uma cicatriz linear vertical (homens) ou transversal abaixo das mamas (mulheres).
Como é a técnica por videotoracoscopia?
Uma pequena incisão de 4cm é realizada em cada lado do tórax. Uma microcâmera de TV observa a região abaixo do esterno, por onde é realizada a passagem de uma barra metálica em formato de “U”. A barra é posicionada transversalmente no tórax sob a região do defeito e então é girada, pressionando e posicionando a porção central do tórax para a frente. O resultado final são de duas finas cicatrizes laterais no tórax com 4 cm.
Quando operar?
Prefere-se realizar a correção cirúrgica do peito carinado entre 6 a 8 anos . Geralmente , a cirurgia de correção do peito escavado é adiada até que a criança tenha começado o estirão de crescimento da puberdade.
Quais são os riscos de complicações?