MEMORIAL

 
Dr. Luiz Henrique Borges
Dr. Luiz Henrique F Borges

A história do capixaba Luiz Henrique Frizzera Borges em Mogi das Cruzes começou no final da década de 60, quando chegou à Cidade para tentar uma vaga no disputado vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Aqui já estava o irmão mais velho, Colbert Frizzera Borges, formado médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que veio trabalhar no Hospital Santana.

 

Quinto dos nove filhos do desembargador Odilon Castelo Borges e da dona de casa Jandira Frizzera Castelo Borges, Luiz Henrique contrariou a vontade do pai, que queria formá-lo advogado para vê-lo seguir carreira na Magistratura e precisou tirá-lo dos campos de futebol para que se dedicasse aos estudos. Ele fez o primário no Instituto São José, seguido pelo Colégio Estadual Aristeu Aguiar, onde além do ginásio concluiu o Curso Clássico.

 

Aprovado no vestibular para Medicina da UMC, formou-se na turma de 1973. Nos tempos de universitário, atuou como voluntário no antigo Sanatório Santo Ângelo – hoje Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba, onde morou e conviveu com os pacientes hansenianos.

 

Também atuou no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, no atendimento às vítimas da epidemia de meningite, no Hospital das Clínicas de São Paulo, na Santa Casa de Mogi, na Maternidade Mãe Pobre, no Hospital Santana, no Manicômio de Franco da Rocha, na Policlínica e, após a aprovação no concurso para médico federal, foi funcionário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e trabalhou Hospital Luzia de Pinho Melo.

 

Desde 1974, foi professor do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Conciliou as aulas com os atendimentos no Instituto do Tórax até 2020.

 
Dr. Olavo Ribeiro Rodrigues

Olavo Ribeiro Rodrigues graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília, em 1974.

Ali, fez residência em Cirurgia Geral. Foi Estagiário do Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital das Clínicas da USP - Serviço do Professor E. J. Zerbini (1977/78).

Doutorou-se em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp-EPM (1994-96).

Foi professor adjunto-doutor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). É médico fundador do Instituto do Tórax de Mogi das Cruzes, onde clinicou até julho de 2021.

Dr. Olavo Ribeiro
 
Dr. Aurelino Fernandes Schmidt
Dr. Aurelino Fernandes Schmidt

Nascido em 20 de agosto de 1930, carioca de Petrópolis, filho de José Borges Francisco Schmidt e Ignácia Fernandes Schmidt. Teve 8 irmãos, 3 homens e 5 mulheres.

Quando tinha 20 anos, seu pai mudou os negócios para Uberlândia e, em seguida, para São Paulo. Nesta fase, mudou-se com sua mãe e irmãos para Ribeirão Preto.

Fez seus estudos primários, admissão e ginásio no Rio de Janeiro, numa época em que se tinha aulas de Francês, inglês, espanhol e latim.

Formou-se na primeira turma da FMUSP de Ribeirão Preto, em 1957. Foi naquela cidade, onde conheceu sua esposa, Silvia Menezes.

Casado por 47 anos com Silvia Menezes Schmidt. Teve quatro filhos: Marco, Paulo, Silvio e Aurelino Jr. Avô de Beatriz, Ana Clara, Pedro, Gabriel, Melissa e Luiza.

Faleceu em 21 de setembro de 2005.