Suor excessivo localizado causado por hiperestimulação do sistema nervoso involuntário.

Pode ser palmar, axilar, plantar e crânio-facial.

O que é hiperidrose?

 

A HIPERIDROSE é a produção excessiva de suor que ocorre em mais de 1% da população.  Pode ocorrer nas mãos (hiperidrose palmar ), nas axilas (hiperidrose axilar) ou nos pés (hiperidrose plantar ).

Pacientes com hiperidrose se consideram impedidos de fazerem atividades sociais corriqueiras. As crises de sudorese excessiva são precipitadas pelo stress, emoções, exercícios, mas podem ocorrer também espontaneamente.

Hiperidrose localizada

Qual é a causa?

 

É causada pela atividade aumentada de uma parte do sistema nervoso sobre a qual não temos controle.

Para entender melhor: o corpo humano possui dois tipos diferentes de sistema nervoso: o somático e o autônomo. O sistema nervoso somático é voluntário e nos dá a sensação de dor, calor, posição e pressão, além de controlar os músculos que nos movem para as diferentes posições que desejamos.

O sistema nervoso autônomo é involuntário, regulando muitas das nossas funções sem o controle da consciência, como o ritmo da respiração, dos batimentos cardíacos e a produção de suor que é importante para a regulação da temperatura.

Esses sintomas podem ser eliminados bloqueando-se apenas os  nervos que regulam o suor das mãos e das axilas , com o procedimento chamado de Simpatectomia Torácica Bilateral.

 

Como é o tratamento?

 

O melhor tratamento para a hiperidrose localizada é o cirúrgico. A operação faz a interrupção de uma porção específica da cadeia simpática, a parte do sistema nervoso involuntário responsável pela estimulação da produção de suor.

Como é feita a operação?

 

A operação é realizada com anestesia geral . Dois instrumentos endoscópicos do diâmetro aproximado de um lápis (0,5 cm) são introduzidos na cavidade torácica . Um deles, uma micro-câmara de TV, mostra as estruturas com muito mais nitidez, iluminação, precisão e aumento. Por meio do outro, são introduzidos os instrumentos cirúrgicos necessários.

Ambos os lados são operados na mesma sessão. O procedimento dura de 5 a 10 minutos para cada lado. O resultado são duas pequenas cicatrizes com meio a um centímetro em cada lado do tórax.

 

Quando devo procurar um tratamento cirúrgico?

 

Se o problema lhe impede de viver normalmente, afetando sua qualidade de vida.

As restrições incluem pessoas com menos de 35 kg ou obesidade.

 

Existem dificuldades técnicas de execução do procedimento em pessoas que foram submetidas a cirurgias torácicas prévias, com antecedentes de pneumonias ou com idade avançada. Estas condições podem reduzir as chances de sucesso da operação e aumentar o risco de complicações.

 

Se você fuma e quer procurar este tipo de tratamento, programe-se para parar de fumar 60 dias antes da cirurgia. Afinal, se você está buscando uma melhor qualidade de vida, é um bom ponto para começar!

 

Instituto do Tórax

Rua Frederico Straube, 512 - Vila Oliveira 

Mogi das Cruzes - SP   CEP: 08790-310

tel: (11) 4799-8317

(11) 94566-1051

©  Proudly created with Wix.com